fbpx

medicina integrativa fernanda lima

Ela é sem dúvida a medicina do futuro, mas a Medicina integrativa (MI) é mesmo segura?

Hospitais renomados como Sírio Libanês e Albert Einsteintem Departamento de Medicina Integrativa (MI) na área de oncologia.

A Medicina Integrativa já é uma política pública de saúde no Brasil regulamentada desde 2006. Alguns postos do SUS, e até CAPs (Centro de Apoio Psicossocial), já oferecem Práticas Integrativas em seus atendimentos.

E o que dizer do prestigiado Hospital Albert Einstein que tem até uma pós-graduação no tema! Seguindo a tendência de universidades inovadoras como UNICAMP, USP e Unifesp, para citar algumas, que já se renderam à disciplina.

O que é a tal

Medicina Integrativa?

Muita gente confunde com a Medicina Alternativa, e se você quer saber como cuidar do seu bem mais precioso você precisa conhecer a tal MI, porque ela veio pra ficar, é muito segura, humanizada e tendência no mundo todo, ainda bem!

Então assista esse curto episódio do ANA TV – Saúde da Mente onde explico direitinho o que é essa Medicina Humanizada que salvou a minha vida.

Quando eu implementei seus princípios no meu tratamento da depressão, ansiedade, pânico, fobia social, compulsão, para citar alguns dos transtornos mentais que tive, foi quando eu me curei.

Infelizmente, a Medicina Integrativa ainda não é a oficial e muitos profissionais da saúde estão defasados e não a conhecem.

Charlatanismo?

Às vezes, por pura ignorância, por falta de estudo mesmo, esses profissionais falam que Medicina Integrativa é até charlatanismo.

Se fosse assim, as universidade e os hospitais mais renomados do Brasil, como Albert Einstein e Sírio Libanês, estariam cometendo crime!

Mas crime é os médicos não adotarem a Medicina Integrativa para o tratamento na saúde mental, deixando milhões de pacientes amargando uma péssima qualidade de vida, e em alguns casos até a morte, porque a medicina convencional foca na doença e nos sintomas, se esquecendo do ser humano por trás dela.

Crime é não nos mobilizarmos para transformar esse quadro.

medicina integrativa

Como mudar o paradigma na Saúde Mental

Paciente: Mude o foco!

  1. Foque em despertar seu potencial de saúde, ao invés de ficar remoendo a doença! Foque no seu curador interno, inerente a qualquer ser humano
  2. Faça a simples pergunta: “Como gero saúde?”, ao invés de fazer como os médicos ultrapassados fazem com você, te entupindo de remédios tarja preta que não resolvem seu problema
  3. Torne-se impacienteSe informe, se autoeduque
  4. Coloque-se de igual pra igual com respeito, claro, ao invés de se colocar como paciente submisso diante do super “Doutor-autoridade-máxima-que sabe-o-que-é-melhor-pra-você”
  5. Aplique os princípios da medicina integrativa por conta própria! Basta você buscar combinar tratamentos, fazer terapias e mudar seu estilo de vida inserindo práticas que geram saúde, como exercício físico, meditação e yoga
  6. Precisa de disciplina pra isso? Aproveite se inscreva pra receber minhas newsletters que vão te ajudar. Vai pro final do post e bota seu e-mail no formulário que tá lá. Aquele e-mail que vc usa, tá!

rachel e ross

E por favor, páre de ser omisso quando o assunto é seu bem mais precioso! Seja dono da sua vida, tome as rédeas.

Os profissionais da saúde estão aí pra te jogar a corda. Usá-la pra se enforcar ou agarrá-la pra você sair desse poço, é escolha e trabalho só seu!!!

Acredito que quando os pacientes começarem a buscar a Medicina Integrativa, isso forçará a mudança de atitude dos profissionais ultrapassados, que pra não perder clientes, terão que se reciclar.

Percebe que você tem o poder de mudar a saúde mental no Brasil?

Ao abraçar a abordagem da Medicina Integrativa você estará não só se ajudando, mas ajudado milhões de pessoas que sofrem como você a ter a possibilidade de uma vida fora desse poço sem fundo que são os transtornos mentais.

poço sem fundo

Como mudar o paradigma na Saúde Mental

Profissionais: união!

Vamos nos unir e divulgar a Medicina Integrativa, assim pressionamos os profissionais defasados a se atualizarem.

Por isso criei através do MeDISMente – Congresso online de Medicina Integrativa na Saúde da Mente  unimos profissionais e (im)pacientes em torno de conhecimento que gera saúde.

Juntos somos mais fortes!

Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo. De fato, sempre foi assim que o mundo mudou.” Margaret Mead

Pra descontrair te deixo com a esquete “É SUSreal”, produzida pela ONG Pensamentos Filmados e protagonizada pela funcionária da Fernanda Lima.

Hein? Se você viu os videozinhos no Youtube da lavadora Black Panasonic com a deusa Fernanda Lima,  você sabe do que eu tô falando:

É isso lindeza, e agora me diga nos comentários abaixo:

Você conhecia a Medicina Integrativa? Você vai aplicá-la no seu tratamento? Você conhece profissionais que já são adeptos dessa abordagem multidisciplinar de tratamento que foca na saúde e não na doença?

Me conta sua experiência nos comentários abaixo, lembre que aqui já somos uma comunidade onde pessoas vem buscar conforto, conhecimento e inspiração, logo sua vivência pode ser exatamente o que alguém precisa pra se sentir confortado e compreendido.

IMPORTANTE: compartilhe seus pensamentos e experiência diretamente nos comentário. Links para outros posts, vídeos, etc, serão deletados porque são identificados como spam.

Gracias por nos visitar!

E lembre que bost#@s acontecem na vida, faz parte e você não tem controle sobre isso. Mas você pode controlar o modo de encarar essa merd#@ toda. Eu te convido a usá-la como adubo para seu crescimento interno, topa o desafio?

Ilustração "Integrative Medicine": Alexandre Ono
Gif Fernanda Lima: RSVLTS
Gifs: Feitos por amigos
Gif suicídio: GSFB
Categorias: Cura

Ana Maria Saad

ET em missão na Terra: te empoderar com o Super Di Lifestyle - Você emotionally fit

13 comentários

neysa Mauricio Campos · 29 de setembro de 2016 às 19:49

Muito bom Ana.Fico feliz de ver que você continua com gosto e compaixão o seu trabalho. Nós aqui vamos trabalhando muito pela Medicina integrativa. No SUS de Juiz de Fora já temos Homeopatia, Antroposofia, acupuntura e Fitoterapia (começando). Nosso departamento promove semanalmente rodas de conversas sobre saúde ,com os usuários(partilhantes) e realizamos vários eventos por ano. Agora conseguimos também em parceria com a Universidade Federal a promoção do terceito curso de extensão em PIC. Temos farmácia própria de Homeopatia que entrega gratuitamente os medicamentos aos paciente.Se em cada canto do país fizemos um pouco poderemos fazer mais com Humanização, capacidade e ética ou seja com AMOR Beijão!!!

Nara · 10 de abril de 2016 às 01:38

Moça, to curtindo o conteúdo do seu site, mas fui ver esse video sobre medicina integrativa mas n consegui ir até o final pq o som (tipo PLOC) inserido nas horas em que surge um desenho, nome etc, no video me irritou sobremaneira. Eu sou muito irritável, tenho bipolaridade, to estável e acho que até pra quem n tem irrita um pouco pq ocorre MUITAS vezes. Precisei vir aqui mencionar isso pq acho uma pena ter que perder de aprender do conteúdo por conta de ruídos. Tinha que falar. Bjss

    Ana Maria Saad · 22 de abril de 2016 às 09:21

    Nara, meu amor, isso é questão de gosto. Tem mt gente que adora nossa edição mais divertida. Perceba se vc nao tá colocando uma barreira mental pra nao usufruir de algo que vc mesma disse tem te ajudado. E vamos exercitando a paciência. Nosso site tem bastante coisa pra ajudar, inclusive em forma de texto! Se quiser receber nossas novidades por email só se inscrever aqui: anamariasaad.com.br/inscreva
    Tem tbm uma palestra incrível com a Marilia Coutinho pra vc refletir sobre a bipolaridade: https://www.youtube.com/watch?v=hFc-fcd3N1M
    mas isso é escolha sua, se não gostar td bem, não precisa nos acompanhar. Bjoss!

Iguassu José Miranda Filho · 14 de outubro de 2015 às 09:07

Ana Maria Saad, vc pode disponibilizar seu email, gostaria de me comunicar com voce, obrigado

Anônimo · 5 de setembro de 2015 às 15:48

Olá Ana !
Você sabe me dizer como é possível me consultar na medicina integrativa da UNIFESP ??? Na internet não acho nada, será que tenho que ir lá pessoalmente ? Preciso de um encaminhamento do SUS ??? Obrigada, bj

    Ana Maria Saad · 15 de setembro de 2015 às 18:12

    eita, eu nao sei como funciona. sei que eles tem a abordagem da medicina integrativa na area de psiquiatria mas nao sei como funciona.
    se souber te aviso!
    bjoka

Alex · 31 de julho de 2015 às 18:15

Putz, porque só agora conheci sua história ? Bom, no fundo acho que sei…mas que dá um “troço bom” aqui dentro, em tempos que eu já não sentia tanta coisa, a cada palavra que leio e a cada vídeo que assisto, isso dá! Estou devorando tudo que tem aqui e, enquanto não surge uma nova turma para disciplinar, vou fazendo a minha maneira por aqui.
Gratidão!!!

    Ana Maria Saad · 4 de agosto de 2015 às 13:43

    Que bão Alex! Feliz que vc me contou que ta com um troço bom!
    E mande ver mesmo!!! Não desista da sau saude jamais
    Teremos o Club da Cachola em breve, se vc ainda nao ta inscrito no congresso, mas acho que vc ja ta, né, enfim se inscreve que entao vc sabera qdo abriremos o club da cachola: http://entendendoaesquizofrenia.com.br/comunidade/
    bjokaaaa

Maria de Fåtima · 25 de julho de 2015 às 14:44

Olá, Ana Maria
Estou feliz em saber
que alguem se curou de tantos transtornos praticamente sozinha sem ajuda de remedios. É sinal que poderei conseguccSir também!

    Ana Maria Saad · 26 de julho de 2015 às 17:39

    Opa! Maria de Fátima não me curei praticamente sozinha não! Usei a abordagem da medicina integrativa que vc já conhece depois de ter lido esse post. Eu combinei várias técnicas terapêuticas como acupuntura, terapia corporal, terapia transpessoal, constelação familiar além de tomar floral. E claro, mudar meu estilo de vida adotando hábitos saudáveis como pratica de exercício físico, meditação e yoga.
    Se vc usar a abordagem da medicina integrativa no seu tratamento e se mudar seus hábitos nocivos, vc vai melhorar sim! Bjokaaa

Angela · 20 de julho de 2015 às 13:46

Olá, Ana Maria!
Curiosíssima para ver como será o Congresso MedISMente, me interessei, quero conhecer mais da Medicina Integrativa. Já me inscrevi!
Pesquisei um pouco sobre TOC e apareceu seu site, de um clique para outro chegou até aqui, rs. Que bom que você compartilha um pouco dos seus conhecimentos para ampliar o campo de visão dos transtornos, transtornados e médicos.

    Ana Maria Saad · 23 de julho de 2015 às 10:08

    Angela,

    que bom ter vc com a gente!

    tenho certeza que vc vai aprender bastante coisa importante pra te ajudar a superar esses sintomas que vc enfrenta.

    vamos juntas!

    bjokaaaaaaaa e obrigada pela mensagem

Os comentários estão fechados.