fbpx

massagem cetico

“Sou cético, tratamento alternativo e complementar não funcionam!”.escutei muito isso, até de mim mesma!

E descobri que a pior coisa que um cético pode fazer é dizer: “eu sou cético”, mas na verdade usar essa palavra pra travestir uma outra coisa.

Será que você também faz isso? 

Vamos começar do começo:

o que quero dizer com cético?

palavra cético abrange mais de um significadoaqui me refiro a aquele que duvida; que não é facilmente convencido; que questiona conhecimentos e crenças estabelecidas como fato.

De uns tempos pra cá dizer “eu sou cético” é “cool”, tá na moda e é sinal de inteligência.

Mas usar uma palavra ‘bonita' pra travestir outra considerada feia, é muito comum.

O priminho de 5 anos de uma amiga, chamada Florinda, fez isso. Eles estavam num almoço de domingo entre família e Raquel, uma gordinha simpática, amiga de Florinda era convidada especial.

os incriveis almoço de familia

O priminho de Florinda, deliciosamente espontâneo, disse no meio de todo mundo: “Raquel é muito gordinha!”. E todos riram, meio sem graça, e já num tom reprovador seu pai perguntou, “o que você disse?”.

E o garotinho respondeu: “Raquel é muito querida! Muito querida!”. Até hoje quando eles se referem a alguém gordo eles dizem: “Fulano tá tão querido!” e Raquel adora dizer que é querida demais.

Tudo porque falar que alguém é gordo não é legal, não é ‘cool'.

Falar “eu sou preconceituoso” também não é legal, não soa bem como dizer “eu sou cético”. Então o povo – e antigamente eu me incluía nesse povo – traveste o preconceito de ceticismo.

Tinha um professor de sociologia da Eastern Michigan University chamado Marcello Truzzi, que em 1987 popularizou o termo pseudo-ceticismo ou ceticismo patológico que se refere as formas de ceticismo que se desviam da objetividade, ele dizia:

Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negaçãocríticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição neutra, mas ainda assim se auto-intitulam “céticos” são, na verdade, ‘pseudo-céticos'.

ross, joey e chandler

Marcello Truzzi argumentava que os pseudo-céticos apresentam a seguinte conduta:

  • A tendência de negar, ao invés de duvidar.
  • A realização de julgamentos sem uma investigação completa e conclusiva.
  • Uso de ataques pessoais.
  • A apresentação de evidências insuficientes.
  • A tentativa de desqualificar proponentes de novas idéias taxando-os pejorativamente de ‘pseudo-cientistas', ‘promotores' ou ‘praticantes de ciência patológica'.
  • A apresentação de contra-provas não fundamentadas ou baseadas apenas em plausibilidade, ao invés de se basearem em evidências.
  • A sugestão de que evidências inconvincentes são suficientes para se assumir que uma teoria é falsa.
  • A tendência de desqualificar ‘toda e qualquer' evidência.

Tratamento Alternativo

Como meu tema são os transtornos mentais como depressão, ansiedade, pânico, bipolaridade, borderline, etc, preciso te alertar: 

CUIDADO COM PESSOAS que se dizem céticas quanto a tratamentos alternativos e complementares, mas que apoiam o uso dos remédios psicotrópicos como o principal item no tratamento dos distúrbios da cachola.

Elas são apenas preconceituosas travestidas de ‘céticas‘.

E pior! Talvez, assim como eu lá atrás, você mesmo está sendo vítima do seu próprio ‘ceticismo'.

Então liberte-se!

Assista a esse curto episódio do Ana TV – Saúde da Mente e saiba o que nem seu médico sabe sobre remédios.

Twittável: “A mentira é como uma bola de neve. 
Quanto mais a gente prossegue com ela, maior fica” Luther King @anamariasaad

A vida era mais fácil?

Quando eu comecei a estudar sobre tudo isso por conta própria fiquei revoltada e me senti muito sobrecarregada com todo esse conhecimento: 

E agora? Tá tudo errado? Sou enganada a todo momento? Em quem eu acredito? Aff como a vida era mais fácil quando eu achava que as autoridades e os órgãos regulamentadores eram confiáveis!

Não, a vida não era mais fácil, era mais alienada. Gerar saúde é trabalhoso, mas é incrível porque você se torna dono da sua vida.

E esse conhecimento é libertador! Saiba que aqui nesse espaço sempre temos soluções pra que você não se sinta perdido em meio a tanta (des)informação e (in)verdades absolutas.

E lembre: se algo não é científico, não é sinal de que não funciona, porque a vida é muito mais do que só ciência. Nossa pequena inteligência não consegue decifrar todos os mistérios que nos rodeiam….

Tratamento alternativo e complementar funcionam sim, tanto que a Medicina Integrativa surgiu pra fazer bom uso deles junto com a verdadeira ciência!

gato massageia cão

É isso lindeza, e agora me diga nos comentários abaixo:

Você tem preconceito com algum tipo de tratamento alternativo? Se sim, qual? Você acredita que os médicos sabem o que é melhor pra vc? Você se considera cético? Me conta uma situação que te aconteceu que ilustre porque você se considera ou não cético.

Me conta sua experiência nos comentários abaixo, lembre que aqui já somos uma comunidade onde pessoas vem buscar conforto, conhecimento e inspiração, logo sua vivência pode ser exatamente o que alguém precisa pra se sentir confortado e compreendido.

IMPORTANTE: compartilhe seus pensamentos e experiência diretamente nos comentário. Links para outros posts, vídeos, etc, serão deletados porque são identificados como spam.

Gracias por nos visitar!

E lembre que bost#@s acontecem na vida, faz parte e você não tem controle sobre isso. Mas você pode controlar o modo de encarar essa merd#@ toda. Eu te convido a usá-la como adubo para seu crescimento interno, topa o desafio?

Bjoka e Força na Peruca! 
Com  Amor, 
Ana Maria Saad 🙂
Gifs: Feitos por amigos
Categorias: Cura

Ana Maria Saad

ET em missão na Terra: te empoderar com o Super Di Lifestyle - Você emotionally fit